Você está crescendo ou sobrevivendo com sua empresa?

Você já percebeu que o cenário econômico em que vivemos hoje passa por uma instabilidade. Onde o dinheiro começa a trocar de mãos, ou seja, deixa um lado e vai para o outro.

Como toda ação tem uma reação, com essa instabilidade não seria diferente. Hoje vemos inúmeras empresas demitindo mais da metade do seu quadro de funcionários, para conseguir fechar as contas e sobreviver mais um mês. Alguns culpam o governo, a crise, o mercado, enfim sempre tem uma desculpa.

Infelizmente essa é a realidade de muitas empresas no Brasil; Em contrapartida, outras empresas estão prosperando vivendo na mesma instabilidade econômica.

Durante um tempo realizando Consultoria Express Gratuitas, tive a oportunidade de vivenciar as duas realidades. É notável a diferença de pensamentos entre o empresário que está prosperando, e o empresário que não vai nem para frente nem para trás com seu negócio.

Pensando nisso, hoje vou compartilhar com você 3 realidades vivenciadas por empresas que estão apenas sobrevivendo.

1ª Dedicam todo o tempo da empresa para os clientes:

Vou contar uma rápida história que se encaixa perfeitamente nessa situação:

José tem uma grande experiencia no ramo da agricultura, que adquiriu durante anos trabalhando como funcionário em diversas plantações e fazendas.

Agora ele deseja criar sua própria plantação. Já possui um terreno, que precisa de alguns cuidados. Com a sua experiencia, sabe que é necessário prepara a terra, distribuir as sementes, acompanhar o crescimento da plantação e realizar a colheita.

Ao lado do terreno de José, está o terreno de Antônio pronto para ser semeado. Antônio ofereceu a José, uma quantia suficiente para sobreviver o mês inteiro, para fazer a distribuição das sementes, acompanhar o desenvolvimento da safra e realizar a colheita. Prontamente José aceitou a oferta.

Três meses depois…

José observa o trabalho que realizou no terreno de Antônio.

Plantação

Com dinheiro das vendas Antônio planeja comprar mais um terreno, para expandir o seu negócio.

José continua com o seu terreno na mesma situação, na qual o deixou há três meses:

Terreno abandonado

Moral da história:

Se você não dedica tempo para o seu terreno, ops! Quero dizer, para sua empresa, como espera colher os frutos e expandir o seu negócio?

2ª Aumentam o faturamento e os custos operacionais da empresa:

Em algum momento você já deve ter visto uma empresa que estava muito bem no mercado, contratando vários funcionários, com um escritório novo e de repente fechou as portas.

Uma situação temida por muitos empresários causada simplesmente pela falta de gerencia no negócio, contada na história a seguir:

Marcelo é dono de uma empresa de desenvolvimento de software, e acabou de fechar um contrato de alto valor com um órgão público.

Com a alta demanda do contrato, Marcelo precisou contratar seis funcionários.

Dois meses depois…

Marcelo começou a se questionar: Como irei bancar os custos da empresa quando o contrato acabar?

Com isso em mente ele resolveu fechar mais um contrato de alto valor.

Três semanas depois, precisou contratar mais quatro funcionários para atender a demanda do novo contrato, comprar mais equipamentos e alugar um escritório maior para comportar as duas equipes.

Modelo empresarial 1

Sem perceber Marcelo acabou aumentado seu faturamento e consequentemente seus custos operacionais, entrando em um sistema bola de neve. Infelizmente essa é situação de muitas empresas no Brasil. A imagem abaixo ilustra a situação em que a empresa de vivia:

O ideal seria escalar o faturamento e continuar com os custos baixos, mas para chegar nesse cenário é preciso planejar e executar as ações, que poderiam levar a empresa para uma outra realidade.

Três meses depois…

O setor econômico começou a passar por uma certa instabilidade “a crise”. Lembra do órgão público que Marcelo havia fechado o primeiro contrato? Então… Ele sofreu um corte de 60% na sua verba e teve que suspender o contrato de prestação de serviços.

Com o mercado hostil para fechar contratos de alto valor, Marcelo foi obrigado a demitir mais da metade da sua equipe, mudou-se para um outro escritório no qual o aluguel era menor, para conseguir fechar as contas no final mês.

Infelizmente essa história não teve um final feliz.

Três semanas depois…

Com medo da empresa quebrar, três funcionários pediram demissão.

Agora sem os funcionários que tocavam as demandas do outro contrato, que mantinha a empresa respirando, Marcelo teve que fechar as portas do seu negócio.

A história poderia ter um final diferente se o Marcelo tivesse planejado e executado um plano de médio a longo prazo, para gerar novas fontes de receita. Por exemplo: Ao invés de fechar um segundo contrato de alto valor, poderia ter investido em treinamentos para sua equipe, e vender o conhecimento adquirido através de consultorias, participação em palestras ou até em vídeo aulas.

Modelo empresarial 2

Com mais fontes de receita e custos relativamente baixos a empresa teria mais chances de sobreviver a um cenário instável.

3ª Desconhecem as campanhas de vendas online:

Quando a empresa enxerga a internet como uma oportunidade para melhorar seus resultados tanto na parte de vendas, visibilidade, melhorar o relacionamento com o público, enfim, rapidamente a empresa quer agarrar essa chance de ter uma certa vantagem competitiva.

Na maioria das vezes essas empresas começam investindo na criação de perfis sociais, compra de publicidade (Facebook Ads e Google AdWord), em ferramentas de automação de marketing digital, desenvolvimento de um site/blog ou até mesmo um e-commerce.

Quando entro em consultoria para uma empresa que está nessa situação, faço uma simples pergunta: Qual a estratégia para utilizar toda essa parafernália?

Geralmente essas empresas não possuem uma estratégia que engloba todas as ferramentas que elas utilizam. E Quais são os resultados disso?

  • Investimento em Facebook Ads e Google AdWords sem retorno
  • Um setor de marketing digital despreparado
  • Tempo da equipe de marketing digital mal utilizado
  • Investimento desnecessário em ferramenta de automação
  • Custos excessivos com a área de marketing
  • Site ou blog que não geram negócios
  • E entre outros... A lista é longa!

Para minimizar esses problemas o primeiro passo é conhecer muito bem qual o objetivo a ser alcançado, que pode ser aumentar as vendas, melhorar o relacionamento com o público, divulgação da marca e etc. O segundo passo é planejar quais as estratégias que serão utilizadas para atingir o objetivo desejado. Por exemplo:

Se o objetivo for aumentar o número de vendas, podemos utilizar um conjunto de estratégias, que chamamos de campanhas de vendas online.

Uma campanha de vendas online tem a finalidade de gerar resultados no médio e longo prazo. Logo abaixo um exemplo de uma campanha:

Exemplo campanha de vendas

A primeira etapa é a de aquisição: Responsável por atrair novos clientes para conhecerem ou utilizarem o produto ou serviço oferecido.

Na segunda etapa vem a monetização: Com o objetivo de se relacionar, preparar o público para uma oferta.

Na terceira e última etapa vem a oferta: Apresentando a carta de vendas visando a venda finalizada.

Ainda poderia entrar mais uma etapa com o objetivo de vender para as pessoas que não fecharam a venda com as estratégias acima estratégias, seria uma etapa de ativação de clientes.

Seguindo e aperfeiçoando a cada mês as suas campanhas de vendas online, sua empresa estará investindo no médio e longo prazo, para atingir seus objetivos. Como é apresentado no gráfico abaixo:

Projeção campanha de vendas online

Recapitulando

Neste artigo você conheceu três realidades vivenciadas por empresas que estão apenas sobrevivendo:

  1. Dedicam todo o tempo da empresa para os clientes
  2. Aumentam o faturamento e os custos operacionais da empresa
  3. Desconhecem as campanhas de vendas online

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Até mais, grande abraço!

Denis Souza

Denis Souza

Atua como consultor de resultados transformando ideias do mundo real em realidade no mundo virtual. E acredita que cada desafio é uma oportunidade para alcançar o sucesso.