O que é marketing digital com foco em vendas?

Olá, tudo bem?

Imagina se existisse um lugar onde as pessoas procurassem pelo seu produto ou serviço diariamente?

-E se eu te disser que esse lugar existe e se chama internet. Como você aumentaria as vendas da sua empresa em 5% com ajuda da internet?

-Huum, e agora? Criaria um site/blog, uma página no Facebook, um perfil no Twitter, Google Plus, investiria em anúncios, etc...

Provável que esse foi o pensamento que passou na sua mente. Deixa eu te dizer uma coisa, de nada adianta investir o seu dinheiro na internet sem ter uma estratégia de vendas bem definida.

Já pensou se existisse um conjunto de estratégias realizadas na internet, com o objetivo de maximizar as vendas de uma empresa?

-A boa notícia é que esse conjunto de estratégias existe!

É o marketing digital com foco em vendas.

Este é uma derivação do marketing digital, mas agrega estratégias e objetivos próprios. Tais como:

  • Buscar um espaço na mente do cliente.
  • Apresentação de uma oferta de valor antes da oferta de venda.
  • A premissa de que comprar de um amigo é melhor do que de um desconhecido.
  • Entre outras.

Agora vamos conhecer as etapas do marketing digital com foco em vendas, que irão ajuda-lo(a) a melhorar o número de vendas da sua empresa:

Analise 360º

No marketing digital com foco em vendas, essa ideia de analisar um determinado cenário para atingir um objetivo é traduzida na análise 360º, com o intuito de mapear fatores internos e externos que fazem as engrenagens do negócio girar.

Nesse artigo falamos mais sobre Analise 360º e disponibilizamos para download o modelo que utilizamos.

Metas

No mundo dos negócios é comum falarmos em metas, são elas que definem o direcionamento da empresa. No marketing digital com foco em vendas não é diferente.

Os elementos mapeados na análise 360º irão ajudar na criação das metas. Lembre-se que as metas precisam ser específicas. Por exemplo, aumentar o número de pedidos de orçamento. Ter um prazo, doze semanas. Precisam ser acompanhadas durante as implementações das estratégias, medir os resultados.

Autoridade

Quanto mais conhecimento e informações de qualidade sua empresa expor na internet, maiores serão as chances de se tornar uma referência em determinado nicho de mercado.

Uma autoridade não se constrói da noite para o dia. No marketing digital com foco em vendas são implementadas algumas estratégias, para construção de uma autoridade. As mais básicas são:

  • Definir o nicho de atuação.
  • Encontrar os canais que os potenciais clientes estão mais presentes.
  • Elaborar um cronograma editorial, para criação de conteúdo relevante.
  • Entre outras.

Lembre-se de manter a qualidade e não a quantidade de informações disponibilizadas.

Audiência

A construção da própria audiência é muito importante para quem deseja obter bons resultados com a internet.

Existe duas maneiras de aparecer para uma determinada audiência na internet. Uma delas é pagando, para aparecer nos resultados de uma busca, nas redes sociais, canais de vídeo e entre outros. Por um lado, é a forma mais rápida de aparecer para uma audiência em potencial. Por outro lado, se a empresa investir somente em compra de espaço, pode se torna dependente dos provedores de propaganda.

A outra maneira de aparecer e construir uma audiência é criando conteúdo relevante. Se você estiver seguindo as estratégias do marketing digital com foco em vendas, quando chegar nesse ponto, terá o conhecimento dos fatores internos e externos que fazem seu negócio girar, um cronograma editorial, nicho de mercado definido, todas essas informações o ajudarão a criar novos conteúdos para construir sua audiência.

Engajamento

É nesta etapa que medimos o grau de interesse dos potenciais clientes, conforme as interações feitas com a empresa e o conteúdo disponibilizado. Entende-se interações como:

  • Comentários nos artigos.
  • Pedidos de orçamentos.
  • Informações sobre o produto/serviço.
  • Indicação dos serviços ou produtos para amigos ou familiares.
  • Download de materiais.
  • Assinatura de newsletter.
  • Entre outros.

Abaixo um simples exemplo de engajamento, passando pela oferta e chegando a venda.

Exemplo campanha de vendas

Oferta

Logo após de selecionar os potenciais cliente mais interessados, vamos começar a oferecer os produtos/serviços da empresa.

Existem estratégias que aumentam as chances de venda de uma determinada oferta. Vejamos algumas:

  • Comparação de preço (Ancoragem de preço).
  • Vender os benefícios do produto/serviço (Não venda joias, venda status, glamour, elegância).
  • Descubra o que mais atrai seu público alvo (O desejo? O medo? O sonho?).
  • Trabalhar as objeções dos clientes.
  • Entre outras.

Análise de resultados

Chegamos a última etapa do marketing digital com foco em vendas. O objetivo aqui é analisar e descobrir as estratégias que deram certo, para continuar fazendo. E corrigir ou melhorar as que não deram resultados.

O marketing digital com foco em vendas serve como um GPS para as empresas. Apresenta o caminho para realizarem vendas diárias.

Agora você sabe que existe um caminho para aumentar suas vendas. Qual a decisão que você irá tomar para mudar a realidade da sua empresa?

Desejo a todos sucesso e boas vendas!

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Denis Souza

Denis Souza

Atua como consultor de resultados transformando ideias do mundo real em realidade no mundo virtual. E acredita que cada desafio é uma oportunidade para alcançar o sucesso.