Como fazer minha empresa aparecer no Google e melhorar minhas vendas

Olá, tudo bem?

No artigo de hoje vou compartilhar com você algumas estratégias que utilizo na minha empresa, para criar uma presença online e consequentemente melhorar as vendas.

É notável que quanto mais visibilidade tiver a sua empresa, maior serão as chances de vender seus produtos ou serviços. Como já dizia o velho ditado “Quem não é visto, não é lembrado”. Existem várias maneiras de criar ou aumentar a visibilidade de uma empresa, uma delas é investindo em marketing digital com foco em vendas.

Tá! E o que minha empresa ganha?

Primeiro ganho: Publicidade gratuita

Empresas como Twitter, Google, Facebook, Linkedin e outras, disponibilizam inúmeros canais de publicidade gratuita, nos quais sua empresa pode tirar proveito, para atrair potenciais clientes e expandir sem precisar gastar 1 centavo.

Segundo ganho: Cria ou melhora a competitividade

A internet facilita que pequenos negócios consigam disputar, de igual para igual com grandes negócios, um espaço na mente dos seus potenciais clientes.

Um exemplo de competitividade que posso citar, é de uma cliente que atua no ramo de festas e recreação infantil, uma área bem concorrida.

A empresária precisava dar continuidade no seu negócio, conquistar seu espaço no mercado, e competir de igual para igual com as empresas já existentes. Foi então que ela conheceu a Merchan New e o marketing digital com foco em vendas. Começamos a implementar as estratégias, para aproveitar ao máximo os benefícios, visto que a concorrência não investe em estratégias para vender todos os dias.

Tia Pam

"Em um momento de dificuldade para conquistar mais clientes, comecei a seguir as orientações do consultor de resultados. No começo estava meio desacreditada, mas quando comecei a receber ligações e chamadas no Whats, de clientes dizendo: Fiz uma pesquisa no Google  e encontrei seu site, ou visualizei a chamada do seu serviço no Facebook...

Fiquei encantada com os resultados. Muito obrigada!!!"

Tia Pam - Recreação Infantil

Terceiro ganho: Contato direto com o cliente

A internet disponibiliza inúmeros meios de comunicação entre empresa e cliente, para agilizar as interações e melhorar o processo de atendimento.

Alguns canais que sua empresa pode utilizar como contato direto com seus clientes são:

  • Redes sociais (Facebook, Twitter, G+)
  • Email
  • Aplicativos de mensagem de texto (WhatsApp ou Telegram)
  • Vídeo chamada (Google hangout, Appear.in, Skype)
  • Formulário de contato do seu site ou blog
  • Entre outros

Logo abaixo, um exemplo de interação realizada em uma rede social, seguido de um feedback do cliente para uma empresa:

Atendimento de empresa para cliente

Feedback de cliente para empresa

Quarto ganho: Cada ação é mensurável

Isso mesmo que você leu! Podemos medir cada estratégia implementada e realizar possíveis ajustes, para otimizar o número de vendas. Um fator muito importante quando se trabalha com um pequeno orçamento.

Acima listei algumas vantagens que sua empresa poderá ter se, você empreendedor(a),  investir em marketing na internet.

Agora vou compartilhar com você, 3 estratégia para fazer sua empresa aparecer no Google. Lei com atenção!

1 - Planeje as informações

Antes de divulgar qualquer tipo de conteúdo na internet, sobre sua empresa, você irá precisar de uma base de conhecimento do seu negócio e do mercado de atuação. No artigo análise 360º, disponibilizo um template, para você usar na sua empresa e criar sua própria base de conhecimento.

As respostas obtidas na análise 360º irão ajudá-lo(a) a conhecer o perfil das pessoas, dentro da internet, que compram seus produtos ou serviços.

O próximo passo é moldar as informações que já possui, para planejar uma linha editorial de conteúdos. Nela deverá conter as informações dos tipos de conteúdos a serem criados:

Propriedades de um artigo

Propriedades de uma imagem

Propriedades de um ebook

 

Além dos tipos de conteúdo que apresentei acima, você pode trabalhar com áudio, vídeo, página de vendas, e-mail e entre outros tipos. Lembre-se de diversificar os formatos e de medir a interação do público com o conteúdo.

Para facilitar o gerenciamento das informações, você pode criar uma  planilha parecida com essa:

Exemplo cronograma editorial

A estrutura é bem simples e apresenta de forma objetiva o que precisa ser divulgado, o objetivo da divulgação, onde e quando. Por enquanto essas informações são suficientes, com o passar do tempo irá precisar de mais informações, aí você atualiza a planilha.

A maioria das empresas inicia suas atividades na internet, já em desvantagem, justamente, pela falta de um cronograma editorial.

#Dica: Saia na frente e comece a planejar suas informações.

2 - O Google gosta de informação

Se você deseja aparecer nas buscas dos seus potenciais clientes precisa dizer, para o Google, que você possui a informação que está sendo procurada.

A seguir, apresento duas formas como você pode expor as informações da sua empresa:

  • A primeira é cadastrar o endereço da sua empresa no Google Meu Negócio. O serviço é bem simples e intuitivo, basta preencher um pequeno formulário.

  • A segunda é criar um site ou blog, para que você possa compartilhar diversas informações, responder dúvidas e interagir com o público de várias maneiras.

Lembrando que você deve fazer as duas, uma não exclui a outra.

3 - Chame para uma ação

Um dos segredos para melhorar as vendas da sua empresa, com ajuda da internet é chamar o potencial cliente, para realizar uma determinada ação no blog ou site.

Vou usar como exemplo a página de Presença online, um dos serviços que a Merchan New oferece.

Abaixo um texto sem a chamada para ação:

Exemplo de texto sem chamada para ação

Um texto simples e informativo, que apresenta um cenário onde a maioria dos empresários não faturam alto com ajuda da internet.

Agora leia o texto com a chamada para ação:

Exemplo de texto com chamada para ação

Com uma pequena alteração, o texto deixa ser informativo e passa a induzir o visitante a realizar uma ação planejada.

Percebeu a diferença?

No exemplo acima foi desenvolvida uma estratégia, para levar o visitante a conhecer, por 1 hora grátis, os benefícios de ter uma boa presença online. Diante disso, a chamada para ação direciona o visitante para uma conversa, que dependendo do seu rumo, pode resultar em uma venda.

Um outro exemplo é criar uma chamada para ação no seu site ou blog, para  aumentar sua lista de e-mails ou seus fãs nas redes sociais. E depois vender para esses potenciais clientes.

 

Bom, agora que já aprendeu como fazer seu negócio aparecer no Google e melhorar as suas vendas, é hora de colocar em prática o aprendizado.

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Desejo a todos sucesso e boas vendas!

Denis Souza

Denis Souza

Atua como consultor de resultados transformando ideias do mundo real em realidade no mundo virtual. E acredita que cada desafio é uma oportunidade para alcançar o sucesso.