Análise 360º

Opa! Tudo bom?

Hoje iremos tratar de um assunto muito interessante. Um divisor de águas para quem quer obter resultados com as estratégias de marketing digital com foco em vendas.

Na antiguidade durante as guerras, os generais conhecidos como estrategos, eram responsáveis por analisar inúmeros fatores antes de iniciar uma batalha:

  • As tropas inimigas
  • O terreno
  • Possibilidade de elemento surpresa
  • As armas
  • Entre outros

O resultado da análise era utilizado como base de conhecimento, para criar estratégias e assim conduzir as tropas para vitória.

No marketing digital com foco em vendas a ideia de analisar um determinado cenário, para atingir um objetivo é traduzida na análise 360º, com o objetivo de mapear fatores internos e externos que fazem as engrenagens do negócio girar.

Baseada na análise SWOT utilizada no marketing digital, a análise 360º de um negócio é dividida em quatro etapas:

1ª Entendimento do negócio:

O propósito aqui é de identificar fatores que influenciam na existência do negócio:

  • O que é vendido?
  • Como é vendido?
  • O que diferencia o seu produto/serviço da concorrência?
  • Quais as formas para atrair novos clientes?

Acima algumas perguntas que precisam ser respondidas, para gerar uma base de conhecimento sobre o negócio. As respostas obtidas podem ser utilizadas em inúmeros cenários: Textos para carta de vendas, chamada para anúncios, elaboração de novos conteúdos, entre outros.

2ª Melhorias:

Se uma engrenagem se soltar dentro de um relógio o que acontece com ele?

O relógio pode até funcionar, mas terá um menor desempenho. Ou pode parar de vez, devido a engrenagem solta. Dentro de uma empresa acontece da mesma forma.

Nessa etapa focamos em mapear fatores (áreas ou processos) que podem diminuir o desempenho da empresa. Ex.: Uma alta taxa de rotatividade de funcionários dentro de um determinado setor.

3ª Oportunidades:

A expansão da tecnologia trouxe um mar de oportunidades para milhares de empreendedores. Mas, Identificar oportunidades para um negócio não é tarefa fácil, é preciso conhecer bem o ramo de atividade, ter uma visão ampla e madura do mercado.

Na analise 360º da Merchan New, identificamos uma oportunidade para criar um pacote de estratégias que, crie ou aumente a presença online de um negócio. Visto que muitas empresas não possuem o básico para ter sucesso na internet.

4ª Ameaças:

Conhecer as oportunidades de um negócio é bom, mas conhecer as ameaças é melhor ainda. Todo empreendedor deve ficar atento aos fatores externos, que podem deteriorar a receita ou lucro do negócio.

Uma prática que muitas empresas estão adotando é a criação de um plano de contingencia, para mapear possíveis problemas e como agir caso eles aconteçam de fato.

Existem outras informações que a análise 360º nos disponibiliza, para criar uma base de conhecimento de um negócio. Um ponto importante é a atualização dessa base de conhecimento, que deve acontecer conforme as mudanças (positivas ou negativas) no negócio.

Essa foi uma breve explicação sobre como identificar fatores que influenciam diretamente no destino do seu negócio.

Logo abaixo disponibilizei o modelo da análise 360º que utilizo nas minhas consultorias. Fique a vontade para baixar e utilizar na sua empresa. Se surgir alguma dúvida no momento da implementação, pode entrar em contato para batermos um papo.

Download análise 360º

Desejo a todos sucesso e boas vendas!

Denis Souza

Denis Souza

Atua como consultor de resultados transformando ideias do mundo real em realidade no mundo virtual. E acredita que cada desafio é uma oportunidade para alcançar o sucesso.